Esta semana tive a honra de abrir as portas da minha casa e do meu ateliê para duas equipes de alunos do Centro de Ensino Estado da Guanabara. Os estudantes do 1º Ano (Turma C - Sala 3) estão participando de uma gincana cultural com um tema inspirador: “Os artistas – Arte... O dom de fazer a alma falar, São José de Ribamar, suas histórias e seus encantos”.
Um reencontro com as raízes
Ser escolhido pelos alunos para compor este trabalho teve um significado especial: o "Guanabara" é a escola que fez parte da minha própria formação. Voltar a contribuir com a instituição que me educou, agora como artista convidado, é um ciclo que se fecha com muita gratidão.
A arte como resistência social
É fundamental destacar o trabalho belíssimo que esta escola pública estadual desenvolve. Mesmo diante de desafios e da escassez de recursos financeiros, o corpo docente demonstra um compromisso admirável com a educação.
Em tempos turbulentos, marcados pela violência em nossas cidades, projetos como este são essenciais. Eles oferecem aos adolescentes:
Desenvolvimento intelectual: o contato direto com a história e os artistas locais.
Protagonismo juvenil: a autonomia dos alunos em pesquisar e organizar o projeto.
Transformação social: a arte como um caminho de sensibilidade e cidadania.
Parabéns à comunidade escolar
Fiquei imensamente feliz em compartilhar minha trajetória e ver o brilho nos olhos desses jovens. Deixo aqui o meu reconhecimento aos professores, que são os verdadeiros incentivadores desse processo, e aos alunos, pelo empenho e dedicação.
São José de Ribamar pulsa arte, e ver a nova geração valorizando nossos "encantos e histórias" nos dá a certeza de que a cultura está em boas mãos.




.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário