sexta-feira, abril 01, 2016

Boneca de sucata "Semblântica cibornética"

Foto: Lauro Vasconcelos

A boneca “Semblântica cibornética” é uma assemblage em objeto tridimensional fabricada em 2014, tem medidas de 180 X 83 X 36 cm e pesa 6,5 Kg. A obra foi selecionada para o VI Salão de Artes de São Luís (2016).

A boneca Semblântica cibornética é um hibridismo entre o homem e seus artefatos tecnológicos. A ideia da boneca surgiu dos restos de lixo deixados pelo homem na natureza. Foi confeccionada em vários tipos de sucatas como plástico, polímero, pvc, metais e pedaços de peças eletrônicos, sendo que boa parte desse material foi colhido nas areias da praia de São José de Ribamar (MA).

A boneca sobrepõe uma perspectiva que pode causar várias reflexões, ou seja, mostra o lado do avanço tecnológico, a mistura do homem e as máquinas, a evolução do homem carne para um homem mutante, parabiótico, a nossa mistura com carnes e fios, seios e nádegas de silicones. Uma mistura de carne úmida com plásticos, metais, fios e silício. A boneca ciborgue nada mais é do que um misto de carne e máquinas, uma configuração mente + corpo + hardware + software.

Deveríamos reflexionar sobre essas abordagens e focarmos em valores estéticos-socioeducativos, na transformação e no debate sobre educação ambiental, no empreendedorismo cultural e na economia criativa sustentável.

Nenhum comentário: