segunda-feira, junho 15, 2020

Boneco de sucata Mr. Action


A ciência apresenta-se no âmbito abstrato dos fenômenos, enquanto que a arte no âmbito concreto de um objeto. Com tantas informações científicas, tecnológicas, técnicas e sensíveis, a busca pela precisão, pela multiplicidade de significados e pela subjetividade, a minha ação artística foi baseada na psicologia da forma, completamente voltada para uma imagem ou objeto que está relacionado com a produção intelectual. Para sintetizar esse processo criativo, eu destaco aqui a mais nova criação, o robô de sucata Mr. ACTION. A ideia partiu de um frasco de remédio que eu fiquei com pena de botar fora. A galera da mecatrônica vai perder é feio pra mim (risos). Mr. Action é um robô confeccionado em plástico, PVC e polímero. Todas as peças são encaixadas e parafusadas, sem uso de colas. Nenhum desses materiais foi comprado em lojas especializadas, são pequenas sucatas recolhidas de objetos que não servem mais.

O robô tem movimento e é todo articulado em braços, pernas, tronco, cabeça, etc. Tem 45 cm de altura e pesa 480 g. Ele sofreu diversas mudanças ao longo da sua criação, peças que quebraram e foram substituídas no meio de um processo de muitas experiências de que nem tudo dava certo. 

© Ateliê Dalton Costa

Nenhum comentário: