Falar sobre a historicidade do Fofão Maranhense e a simbologia de sua máscara artesanal é, acima de tudo, falar sobre a nossa identidade. Recentemente, tive o privilégio de levar essa discussão para o universo da Educação Infantil na escola EduCare, no Calhau, em São Luís.
Trabalhar esse personagem com crianças vai muito além da folia:
Identidade e Memória: a máscara de papel prensado conecta os pequenos às raízes da nossa terra.
Representatividade: ao se familiarizarem com figuras da cultura popular, as crianças constroem um senso de pertencimento às celebrações do Carnaval.
Protagonismo: o projeto "Conhecendo o personagem Fofão" permitiu que elas não apenas vissem o personagem, mas entendessem o fazer artístico.
O ponto alto dessa vivência foi ver o envolvimento da comunidade escolar. O encontro resultou em uma linda exposição de máscaras confeccionadas pelos próprios alunos, com o apoio fundamental das professoras e das famílias.
Como artista-pesquisador e educador-artista, acredito que essas inter-relações são o que dão sentido à nossa trajetória. Ver a cultura pulsando nas mãos das novas gerações é a prova de que nossa história continua viva.
#marketingdigital gestãocultural #pósgraduaçãosenac #artesvisuais
#culturapopular #fofãomaranhense






Nenhum comentário:
Postar um comentário