quarta-feira, janeiro 17, 2024

Exposição "FOFÃO MARANHENSE: máscaras artesanais do carnaval"


Está aberta no Museu Casa de Nhozinho, Rua Portugal, nº 185 - Praia Grande, São Luís (MA), a exposição "FOFÃO MARANHENSE: máscaras artesanais do carnaval". Pensada para o carnaval de 2024, a mostra é baseada na linha de pesquisa na área de cultura imaterial, desenvolvida pelo artista ao longo de anos e que ganhou tons científicos no curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A exposição vai até o dia 17 de fevereiro de 2024.

O projeto foi desenvolvido a partir de um personagem do carnaval maranhense conhecido como fofão. O personagem, além de transbordar alegria e versatilidade, atrai conquistas e provoca espanto por onde passa. Para o artista visual, “o fofão maranhense é um bufão colorido e espalhafatoso que aprendemos a ver, gostar e sentir medo. É um personagem histriônico e personificado, ao mesmo tempo chiste, folgazão e romanceado”. Em sua pesquisa, o artista faz uma relação do fofão com os personagens das comédias de rua europeias, com os autos carnavalescos e com outros personagens que envolvem máscaras com características antropomórficas.


A máscara do personagem é artesanal, confeccionada em papel prensado com cola, na técnica conhecida como papier froissé, termo em francês que significa papel amassado e rasgado colado em camadas. O objetivo durante o período carnavalesco é confeccionar e comercializar as máscaras artesanais. Nas etapas seguintes dessa produção, a proposta será de compartilhar outras abordagens de temporalidade do personagem. Nesse sentido, o processo criativo, a historicidade e as composições estéticas como fatores fundamentais para reflexão entre saberes artísticos e culturais.

A exposição reúne 50 máscaras com cinco modelos e cinquenta composições estéticas diferentes a partir de pintura acrílica brilhante. As cores são combinações em matizes puros e chapados, sem acréscimo de gradações e misturas, porém com contrastes em linhas retas e sinuosas, além de intervalos em tonalidades vibrantes e algumas escalas tonais. As cabeleiras são de tecido de juta crua e jutex bege. Os preços das máscaras variam entre R$ 130,00 e R$ 170,00.


Todos os anos, o artista visual produz e comercializa máscaras artesanais em papel prensado do personagem fofão do carnaval maranhense. A proposta de fabricação e exposição das máscaras artesanais já serviu como tema para projetos de Marketing Digital e Planejamento de Comunicação Integrada de Marketing em uma pós-graduação do Centro Universitário Senac, em 2023. O objetivo desses projetos era de facilitar a interação em mídias digitais por meio de postagens com textos e imagens, como forma de propagação e abrangência no aumento do público interessado no processo criativo que inclui técnica artesanal e cultura imaterial.

As métricas obtidas nessas postagens ajudam no alcance do projeto, no processo de vendas e na interação do público, ampliando a comunicação e a troca de informações durante o período de celebração do carnaval, bem como na produção, na criação, na divulgação, na manutenção e no marketing. Esse conjunto de ferramentas contribui para a temática e objetivos a partir dos princípios das metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais. São elementos fundamentais para o feedback e a relação com o cenário desejado. No mais, a exposição tem ares de empreendedorismo com foco em valores estéticos, sociais e educativos, sendo baseado na economia criativa sustentável.

 

Nenhum comentário: